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7 dicas de suplementos para ajudar na sua saúde

7 dicas de suplementos para ajudar na sua saúde

by Gustavo Bramajo

A maioria das pessoas que pratica algum exercício físico visando o ganho de massa muscular ou emagrecimento já se perguntou sobre o uso de suplementos. Os suplementos, como o próprio nome já diz, são para adicionar uma carga maior de alguma substância que precisamos para atingir determinado resultado.

Os suplementos devem sempre ser utilizados acompanhados de uma dieta já balanceada, atividades físicas e, se possível, com acompanhamento médico. Neste post daremos 7 sugestões de suplementos para ajudar a manter a saúde e boa forma. Vamos conferir?

1. Whey Protein

Um dos suplementos mais visados pelos atletas, o Whey Protein age de forma a evitar o processo de catabolismo, ou seja, a perda muscular. Ele trabalha no crescimento dos músculos, além de reparar os danos causados pelos exercícios, independente do tipo de treino que você faça. O ideal é tomá-lo até uma hora após o término dos exercícios.

2. Creatina

A creatina é composta pelos aminoácidos agrinina, glicina e metionina, trabalhando em diversas funções no organismo.

Serve para ajudar no ganho de força nos chamados “exercícios de explosão”, nos quais muita energia é gasta de uma só vez. Ela pode ser usada até uma hora após o treino, normalmente misturada com algum suplemento de carboidrato.

3. Glutamina

A glutamina é um aminoácido que age fazendo a síntese de proteínas e na reparação das fibras musculares, diminuindo o estresse pós-treino e proporcionando uma recuperação muscular mais rápida.

Dessa forma, ela deixa o corpo preparado para uma rotina de exercícios além de favorecer o sistema imunológico.

4. Carboidratos

Maltodextrina, trealose e dextrose são alguns dos suplementos da classe dos carboidratos, que são a principal fonte de energia do corpo. Devem estar bem distribuídos tanto na alimentação quanto na suplementação.

5. Hipercalóricos

Muito utilizados por quem quer ganhar peso ou massa muscular, possuem alta quantidade energética, podendo até mesmo substituir algumas refeições.

Seu consumo varia muito de pessoa para pessoa, sendo alguns hipercalóricos mais ricos em proteínas e outros em carboidratos.

6. BCAAS

Os BCAAS são aminoácidos que ajudam na recuperação do organismo após os treinos e retardam o cansaço muscular, atuando como combustível quando os níveis de glicogênio estão baixos.

Além disso, ajudam a prevenir o catabolismo decorrente do excesso de treinos, mantendo os níveis de nitrogênio balanceados. Normalmente são usados antes e depois das atividades e também elevam a produção de insulina.

7. Óxido nítrico

O óxido nítrico é uma substância que já possuímos em nosso corpo, e é responsável pelo transporte do oxigênio, equilíbrio da glicose, dilatação dos vasos sanguíneos, produção de energia e crescimento muscular.

Seu uso como suplemento ajuda a potencializar esses processos, e é recomendado para quem quer aumentar a força e o volume muscular.

Esses são só alguns de muitos suplementos existentes hoje no mercado, cada um visando ajudar naquilo que a pessoa busca para seu corpo.

O uso de suplementos pode ser muito benéfico, desde que seja feito da maneira correta e com um bom acompanhamento de médico e nutricionista. É importante prestar muita atenção nos efeitos colaterais que podem vir junto com determinados tipos de suplementos.

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