Home / Saude /

Afinal, carne vermelha faz mal à saúde?

Afinal, carne vermelha faz mal à saúde?

by Gustavo Bramajo

Quando o assunto é alimentação saudável, surgem muitas dúvidas a respeito dos itens que devem ou não ser incluídos na dieta. Alguns alimentos são fontes de discussões enormes, como o ovo, o café, o leite e a carne vermelha.

Essa última continua causando muita confusão em pessoas que estão buscando um estilo de vida com mais qualidade e saúde. Afinal, carne vermelha faz mal à saúde? Leia o post e se informe melhor sobre o assunto!

A origem da ideia de que carne vermelha faz mal

A carne vermelha começou a ser vista como vilã porque o seu consumo exagerado, de fato, pode trazer sérios prejuízos para a saúde. Além disso, a crescente popularidade do vegetarianismo, do veganismo e de dietas que retiram totalmente a carne do cardápio fizeram com que muitas pessoas questionassem o consumo desse alimento.

Os benefícios da carne vermelha

A carne vermelha é uma excelente fonte de proteína, ferro e outros nutrientes extremamente importantes para a construção da massa magra no corpo. Esse alimento também contribui para a manutenção do sistema imunológico.

Além disso, as vitaminas do complexo B existentes na carne vermelha são fundamentais para a construção das células vermelhas e até mesmo para a preservação do sistema nervoso central.

Só por isso, já dá para perceber que esse é um alimento importante para uma dieta balanceada e nutricionalmente rica.

Existem diversos tipos de carne vermelha, desde as mais magras em teor de gordura (como o filé mignon, o patinho, a maminha e o lagarto) até as mais gordurosas (como o cupim, a picanha, a costela e a fraldinha). O modo de preparo também influencia nos resultados: a opção por grelhados, assados e cozidos é melhor que o churrasco e a carne frita.

A dica para um consumo equilibrado seria alternar a ingestão de carnes vermelhas mais magras com carnes brancas, como peixe e frango. Também inclua sempre legumes e verduras nas principais refeições.

Os malefícios desse alimento

Não é novidade nenhuma afirmar que a carne vermelha faz mal à saúde quando consumida em excesso, principalmente quando as escolhas são pelas versões mais gordas.

Nessas situações, o alimento contribui para o aumento do colesterol, o que entope as artérias do corpo e pode ocasionar graves problemas de saúde, como ataques cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC) e até câncer.

Além disso, esse é um alimento de alto teor calórico. Por isso, ele contribui significativamente para o aumento do peso e é apontado como uma das causas do crescimento da obesidade ao redor do mundo.

Uma pessoa que pretende emagrecer deve reduzir a ingestão de carne vermelha para atingir mais rapidamente seus objetivos, mas não precisa necessariamente abolir o seu consumo.

Como você pôde ver, a carne vermelha tem nutrientes importantes para a manutenção do corpo; por outro lado, seu excesso pode causar sérios prejuízos à saúde.

Agora que você já sabe todas essas informações, qual é a sua opinião? Acredita que carne vermelha faz mal para a saúde e deve ser retirada do cardápio, ou não abre mão dela? Dê sua opinião nos comentários!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *