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Conheça 4 situações que podem sabotar a dieta (e como sair delas)

Conheça 4 situações que podem sabotar a dieta (e como sair delas)

by Gustavo Bramajo

Existem diversas situações que podem sabotar a dieta. Principalmente em épocas de muitas festas, como o fim do ano, é preciso ficar atento aos descuidos que podem mandar para o espaço muito do que se conquistou até o momento.

Para te ajudar nesta missão, listamos 4 situações que você precisa ficar de olho e como sair delas ileso. Confira!

Momentos que atrapalham a dieta

1. Festas

Natal, ano novo, confraternização da empresa, da igreja, aniversários: toda boa festa tem boa comida, e é aí que começa o problema. As confraternizações costumam oferecer petiscos como salgadinhos fritos, docinhos e refrigerante, ou ainda acontecem em pizzarias, para facilitar o trabalho da turma.

Quando as festas são mais elaboradas, o cardápio também se torna mais caprichado, indo do bom e velho churrasco aos pratos quentes, como risotos, massas, etc. Isso sem contar os pratos tradicionais de Natal como chester, peru, lombo, tender e muito mais.

As dicas para conseguir sair ileso dessas festinhas são:

  • Siga a dieta rigorosamente nas demais refeições do dia. Se você sabe que tem uma festinha mais tarde, que terá uma comidinha boa e que você não conseguirá resistir, deve fazer as demais refeições do dia bem controladas e sem excessos.
  • Para não chegar com fome na confraternização e acabar comendo demais, coma alimentos ricos em fibras, que te darão bastante saciedade.

2. Férias

As férias são o período mais esperado de todo o ano, não é?  É um merecido momento que temos para esvaziar nossa cabeça, recarregar as energias, esquecer dos compromissos e se divertir. Durante esse período, é muito comum perdermos nossa rotina, acordarmos mais tarde, dormirmos mais tarde ainda e, é claro, darmos uma relaxadinha na alimentação também.

Para driblar essa situação, as dicas são:

  • Troque o meio de locomoção comum por uma bike ou caminhada. Assim, você conseguirá praticar atividade física sem precisar dedicar algum tempo exclusivo para isso.
  • Tome muita água, pois ela ajuda a hidratar e a limpar o organismo.
  • Comece o dia com um suco detox (sem coar), que te ajudará a eliminar os exageros cometidos no dia anterior, e com alimentos termogênicos, que aumentarão o seu metabolismo, auxiliando na desintoxicação.

3. Promoção no trabalho

Nesses momentos de comemoração, a alegria é tanta que só lembramos da dieta no dia seguinte. E como é o hábito do nosso país, todas as comemorações são acompanhadas de bons petiscos e de um bom brinde.

Nesse caso, as dicas são:

  • Controle as bebidas alcoólicas: cada grama de álcool tem 9 calorias e não apresenta nenhum valor nutricional  é quase caloria pura. Então, o ideal é restringir o consumo à apenas o brinde.
  • Tome cuidado com a quantidade: os petiscos muito comuns em comemorações são, em sua grande maioria, fritos. Então fique atento à quantidade que irá consumir, para evitar arrependimentos. Lembre-se que o objetivo da dieta permanece.

4. Momentos de desânimo

É inevitável, em uma hora ou outra sempre vêm um momento de desânimo. E com isso tendemos a nos recompensar com a comida, comendo sempre as mais calóricas e ainda em grandes quantidades. Além disso, é bastante comum ficarmos pouco ativos, sem vontade nem de levantar da cama.

Quando estes momentos vierem, as dicas são:

  • Lembre-se do seu objetivo, e principalmente, lembre-se de tudo que você já venceu e já conquistou até aqui. Quando fazemos esta reflexão, nos assusta a ideia de jogar fora tudo o que já conquistamos.
  • Aumente os níveis de serotonina o hormônio do bem estar: tome um banho de sol, convide amigos para fazer uma caminhada ao ar livre, faça meditação, faça uma sessão de massagem, aposte em oleaginosas, salmão, e até mesmo no chocolate, mas somente se for na versão amargo (pois o açúcar reduz o nível de serotonina).

Assim que recuperado, você terá ainda mais ânimo para focar na dieta novamente.

Seguindo estas dicas, com certeza você estará preparado para enfrentar as diversas situações que podem sabotar a dieta, sem prejudicar seus resultados. Gostou desta matéria? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para nós!

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