Home / Saude /

O que são termogênicos e como utilizá-los

O que são termogênicos e como utilizá-los

by Gustavo Bramajo

Você acabou de comer determinado alimento e já começa a transpirar. Não dá tempo nem de sair da mesa e você está suando em bicas. Já viveu essa situação alguma vez? Pode até parecer estranho, mas esse é um fenômeno perfeitamente explicável, chamado termogênese. É um sistema desencadeado naturalmente pelo nosso organismo para controle da temperatura corporal.

Na realidade, os alimentos termogênicos, assim como os funcionais, têm importância estratégica para a saúde e para o emagrecimento saudável, principalmente nesses tempos de gordurinhas a mais.

Saiba o que são termogênicos e descubra como utilizá-los para conquistar e manter o corpo que você deseja.

O que são termogênicos?

A palavra termogênese tem origem grega e significa produção (gênese) de calor (termo). Trata-se de um mecanismo da fisiologia do corpo que tem a missão de regular e manter sua temperatura nas condições ideais necessárias à sobrevivência da espécie humana.

Na realidade, qualquer atividade do corpo humano consome energia: algumas menos (digestão dos alimentos, respiração etc), outras mais (caminhar, correr, carregar peso etc.). Até dormindo o organismo gasta energia corporal.

Os termogênicos estão diretamente ligados à atividade de digestão: são alimentos que, depois de ingeridos, exigem do corpo uma quantidade maior de energia para serem adequadamente processados. Requerem um estímulo extra do metabolismo para que o organismo consiga digeri-los bem.

Esse consumo maior de energia é que transforma os termogênicos em companheiros estratégicos para quem quer emagrecer de forma saudável, pois fazem o corpo queimar, naturalmente, as calorias guardadas (gorduras).

Só para você ter uma ideia melhor: até um copo de água gelada tem ação termogênica, pois vai exigir maior consumo energético para adequar a temperatura do líquido ingerido à do corpo. E pode ter certeza de que vai exigir bem mais energia do que um copo de água com temperatura ambiental média.

Por que consumir esse tipo de alimento?

A ação termogênica, em razão de acelerar o metabolismo basal, transforma em energia as reservas acumuladas e, com isso, consome gorduras corporais, mesmo que o organismo esteja em uma situação de repouso.

Assim, os termogênicos aumentam a temperatura corporal (gênese de calor) e aceleram sim o processo de perda de calorias.

Mas veja que para obter um resultado mais efetivo, a utilização de termogênicos deve estar associada à atividade física.

Que termogênicos devo consumir?

Abaixo, relacionamos seis termogênicos super eficientes.

Gengibre

O gengibre é um poderoso termogênico, que pode ser consumido de diversas maneiras: cru, ralado, seco, na forma de chá, no tempero etc. Também é um excelente estimulante das funções digestivas e ainda possui propriedades anti-inflamatórias.

Canela

A canela é termogênica e estimulante. Em razão de aumentar a sensibilidade à insulina, facilita o controle dos níveis de açúcar no sangue e, desse modo, é um excelente aliado no controle do diabetes. Além disso, é digestiva e resolve situações de flatulência.

Pimenta vermelha

A pimenta vermelha é um excelente termogênico. Consumida de modo regular, pode aumentar o metabolismo em até 20%. Incorpora ainda uma das mais intensas capacidades antioxidantes do reino vegetal. É um ativo caçador de radicais livres.

Café

Como reservatório natural de cafeína, o café tem forte ação termogênica, disponibilizando gorduras para serem consumidas. Como a canela, também apresenta significativa ação estimulante. O momento mais adequado para ingestão do café com fins termogênicos é no intervalo das refeições, pelo menos 3 xícaras por dia.

Chá verde

Dois componentes do chá verde são responsáveis por suas atividades termogênicas: a catequina e a cafeína. Essas duas substâncias tornam o chá verde muito requisitado para esse fim. Sua ação no organismo favorece o emprego da gordura corporal como fonte de energia. Para seu efetivo resultado, deve-se ingerir cerca de 5 xícaras de chá verde ao longo do dia, evitando-se as horas próximas do sono, pois a bebida é estimulante.

Chá de hibisco

As flores vermelhas do hibisco fornecem um chá com enorme potencial termogênico. Além dessa capacidade, também apresenta propriedades antioxidantes muito intensas. É um grande parceiro do chá verde no trabalho de geração de calor.

Termogênicos são também disponibilizados na forma de suplementos alimentares por razões de praticidade e de maior precisão nas doses utilizadas.

Agora que você já sabe o que são termogênicos, deixe aqui a sua opinião sobre este post!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *