Wellmune pode aliviar a supressão imunológica induzida por exercícios em populações menos ativas, descobriu um novo estudo clínico
Wellmune® , uma marca proprietária de beta glucana de fermento de padeiro, pode ajudar a melhorar a imunidade da mucosa pós-exercício entre adultos em geral que não praticam exercícios, de acordo com um novo estudo clínico da University of North Texas. As descobertas deste novo estudo se somam a estudos anteriores revisados por pares em maratonistas e atletas recreativos em forma que demonstram que o Wellmune pode ajudar os atletas a se manterem saudáveis antes e depois de treinos intensos. Os pesquisadores apresentaram os dados hoje na conferência anual da National Strength and Conditioning Association em Orlando, Flórida.
Já foi demonstrado que exercícios extenuantes reduzem a imunidade da mucosa, parte da defesa de primeira linha do corpo contra desafios externos, por até 24 horas. Essa imunossupressão pode aumentar o risco de desenvolver infecções do trato respiratório superior (URTI) e resultar em dias de treinamento e tempo de desempenho perdidos. Neste último estudo, os pesquisadores avaliaram o efeito do Wellmune na imunidade da mucosa em uma população menos ativa submetida a exercícios moderados. O estudo descobriu que a suplementação com Wellmune causou um aumento significativo na IgA salivar – um anticorpo que desempenha um papel crítico na imunidade da mucosa – demonstrando que o beta glucano de levedura pode ter um impacto positivo na imunossupressão potencial em uma população menos ativa.
“Melhorar a imunidade da mucosa reduz a suscetibilidade a infecções do trato respiratório superior durante períodos de treinamento intenso e pode limitar a perda de dias de treinamento”, disse o pesquisador principal Brian McFarlin, Ph.D., FACSM, Professor Associado, Departamento de Cinesiologia, Promoção da Saúde e Recreação ; e Diretor do Laboratório de Fisiologia Aplicada da University of North Texas, Denton Texas. “Esses novos resultados sugerem que mesmo uma pequena quantidade de estresse por exercício pode desencadear uma queda nas respostas imunológicas e que a Wellmune pode ajudar a melhorar as funções imunológicas essenciais para manter os indivíduos saudáveis”.
O estudo duplo-cego cruzado avaliou 109 homens e mulheres jovens (18-35 anos de idade) que consumiram 250 mg de Wellmune ou um placebo por 10 dias. Os participantes então participaram de intervalos de caminhada rápida na esteira ou corrida leve que totalizaram 90 minutos de exercício em um ambiente quente e úmido. A saliva foi coletada antes do exercício e imediatamente após o exercício e duas e quatro horas após o exercício. A IgA salivar foi medida para determinar o impacto na imunidade da mucosa.
“Combinado com pesquisas anteriores em indivíduos em forma, este novo estudo sugere que Wellmune oferece benefícios de saúde imunológica para a população em geral enquanto pratica exercícios, variando de indivíduos com baixo nível de condicionamento físico a atletas de elite”, disse Don Cox, Ph.D., Sênior Vice-presidente da marca Wellmune. “Esses resultados são consistentes com os numerosos estudos que demonstram a capacidade da Wellmune de melhorar as principais funções imunológicas e ajudar a manter os níveis de energia da saúde em pessoas que sofrem de estresse físico ou psicológico.”
Citação do estudo:
“A suplementação de beta-glucano de fermento de padeiro melhora a imunidade mucosa: implicações para a prevenção de dias perdidos de treinamento?”
Autores: BK McFarlin, AL Henning, EA Prado, AS Venable, JN Best Sampson, DW Hill e JL Vingren.
Laboratório de Fisiologia Aplicada e Departamento de Ciências Biológicas; Universidade do Norte do Texas; Denton, TX, EUA